terça-feira, 15 de setembro de 2015

Apresentação- Equipe Prismas


A apresentação da equipe começou com a definição e características de um prisma, como por exemplo de que ele é formado, como se dar o seu nome, qual a definição dos seus componentes, logo depois passamos para a secção de um prisma, como calcular sua área, volume, qual a base do principio de Cavalieri, e como calcular, volume área e diâmetro de um paralelepípedo. 



A aluna Kelvia Laís, que apresentou para a turma.
A área lateral Al de um prisma é a soma das áreas das faces laterais. Como cada face lateral é um paralelogramo, essa área é o produto de um lado da base pela aresta lateral do prisma. Somando todas as áreas, tem-se que área total é o produto do perímetro 2p da base pela aresta lateral a do prisma:

                               Al= 2p.a
Aluna Luana Lizandra, apresentando as características de um prisma:
Prisma é um poliedro convexo com duas faces sendo polígonos quaisquer, congruentes e situados em planos paralelos. As duas faces paralelas são chamadas de base, e todas as outras faces são paralelogramos, sendo denominadas faces laterais. Além disso existem as arestas ( laterais e de base ). A altura do prisma é a distância entre os dois planos das bases.
Eles são classificados de acordo com suas arestas laterais. Se as arestas laterais são perpendiculares às bases (formam ângulos de 90°) , e são denominados prisma reto. Em caso contrário (ângulos de menos de 90°), o prisma é denominado oblíquo. 
Em um prisma reto as faces laterais são retângulos e as arestas laterais tem a mesma medida da altura. em um regular,sua base são polígonos regulares. 

Aluno Daniel Sacramento, que apresentou sobre o paralelepípedo, que é um prisma cujas bases são retângulos. Temos como fórmulas:
D = raiz a² + b² +  c²
At = 2(ab + ac + bc)
V = a.b.c

Aluno Eliel Ferreira que apresentou a área da base e a área total do prisma, segue as fórmulas:
At = Al + 2B
Ab =é a área da figura da sua base ( olhar os cálculos das áreas de figuras planas )

A aluna Fernanda Oliveira, apresentando seções, volume, e do cubo.
V= b.h 
d = a raiz 2 ( cubo )
D = a raiz 3 (cubo)
At = 6a² (cubo)
V = a³ (cubo)

O aluno que apresentou o princípio de Cavalieri, que consiste em afirmar que mesmo que dois corpos distintos, se possuírem a mesma área, logo possuirão mesmo volume. Ele utilizou duas pilhas de moedas com a mesma quantidade e mesmo valor, uma bagunçada e outra alinhada e mostrou que mesmo com formas diferentes, por possuírem mesma área possuem o mesmo volume.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário